domingo, 27 de julho de 2014

Inovação princípio dos media





A inovação faz falta a todas as esferas do conhecimento, de acordo com Rogers e Shoemaker (1971). Uma nova ideia, nova prática, ou novo material a ser utilizado em determinado processo, a descreve com rigor.

Na gestão, vista como o conjunto de tarefas que procuram garantir o destino eficaz de todos os recursos disponibilizados pela organização a fim de serem atingidos os objectivos pré-determinados, a criação de algo novo, garante a permanência no mercado, de todo o tipo de Empresa.



À revista Exame, nº 272 de Dezembro de 2006, o parceiro de Kjill Nordstrom, na escrita dos livros: Karaoke, Capitalism e funky business, Jonas Ridderstrale argumentou a base da sua descoberta, com algumas declarações, que demonstram as implicações da inovação na gestão:1º “inovar é a única forma de fazer dinheiro”;  2º “o sucesso tem de ser baseado em cada talento”.
 
Perguntas Chave para gestores

Para um dos pensadores mais influentes do mundo e professor da Ashridge Business School; Jonas Ridderstrale, “quem não tem resposta para estas questões, não tem noção do contexto em que opera”: 1º  “quem sou eu como empresa?”;  2º “ porque valores me rejo?”; 3º “em que negócio estou?”;  4º “para onde quero ir?”Ridderstrale, já em 2006, tinha chegado à conclusão que na velha economia se operava segundo princípios de eficiência e produtividade; e não de inovação.
 
O professor de gestão sublinha que “tudo deve começar pelo recrutamento”, uma vez que se “contratam pessoas pelas capacidades técnicas” e só depois, é que se as treina, em atitude.

Reter talentos

Jonas Ridderstrale de nacionalidade sueca afirma “que as pessoas não abandonam empresas, mas, maus chefes”. É que se um líder “acha que trabalha com pessoas sem talento, falhou”.

Os media que como empresas devem apresentar um produto de qualidade, que inclua no seu processo de elaboração, a responsabilidade social, podem ser enquadrados, no alvo da objectiva do professor Jonas Ridderstrale.

O aspecto introdução de novidade é fundamental, para que não se assista ao mero reproduzir de um mesmo conteúdo, em medium da mesma família, como se tem notado, com mais frequência, nas rádios.


Reflexão do som

A impressão que fica, é que os estudos de audiência não tem sido realizados, para se saber, se de facto, a repetição de certos programas; é do agrado de quem houve.
Há exemplos como: o serviço de trânsito e os espaços em que se toca normalmente música ouvida em ambiente de festa. Estes últimos, de sexta a sábado à noite, ocupam  90% do tempo de antena das rádios de Luanda.
 
Quanto  ao serviço de trânsito, começou numa rádio, mas agora, parece um disco de vinil partido, que ecoa por todas as outras. Vai daí a necessidade de aplicar aquele princípio, ao qual baptizamos, de Jonas. Que nos alerta para o facto de tudo começar pelo recrutamento.

É que se há anos atrás, o que contava para as empresas eram a eficiência e a produtividade, depois da revelação do homeme de nome bíblico, a criatividade e a atitude são o marco da liderança.

Sorte nossa, que os princípios aqui designados de: Jonas, abrangem tanto as empresas públicas, como as privadas da comunicação social. O que facilita reunir argumentos suficientes para repudiar afirmações preconceituosas como: “já não há mais nada para inventar! Porque tudo já foi inventado!”.

mice2twins@yahoo.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário